Qual é o seu molde?
- Debora Algamis Jansen
- 28 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Ao longo da nossa vida, costumamos dar muita importância ao que as pessoas pensam sobre nós. Existe uma necessidade universal de ser aceito, amado. Mas a que custo? Esse desejo não deve anular quem você é.
Bronnie Ware, uma enfermeira australiana, acompanhou muitos pacientes terminais e, após anos de convívio e troca de experiências, ela identificou os maiores arrependimentos das pessoas que estão próximas da morte. E o arrependimento mais citado foi o seguinte:
"Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo."
Assim como apresentado no texto sobre o ikigai, entender se você está sendo fiel a você também requer um processo de autoconhecimento. Nós somos diferentes por natureza: não existe nenhuma impressão digital igual a sua. Para conhecer o seu universo particular e entender o que você gosta e sente, é preciso despir algumas camadas construídas ao longo da vida, como cultura, educação, costumes, padrão de comportamento etc. Dessa forma, fica mais fácil se questionar sobre seus gostos e ter escolhas mais compatíveis com o seu eu. O desejo de ser aprovado, querer ser igual a alguém, fazer o que todo mundo faz sem se questionar se aquilo faz sentido para você são alguns motivos que fazem você se desalinhar de quem você é. Quero mesmo ter esse emprego ou estou escolhendo pois deixaria minha família orgulhosa? Quero ter esse corte da moda? Do que eu gosto de verdade?
Ser autêntico é fazer escolhas coerentes com você, é ser livre para ser quem você é, é dar oportunidade do outro te conhecer de forma nua e crua, é ser leve. Quando você faz escolhas baseadas no que é importante para o outro, pode ser exaustivo. Admirar alguém não é seguir os mesmos passos dessa pessoa. É como se você colocasse para assar um biscoito com formato de coração ♥ dentro de uma forminha de estrela ☆. O seu crescimento vai ser limitado e o resultado não vai ser um biscoito com formato de coração (e provavelmente nem de estrela). Cada um tem o seu molde, ele é exclusivo e vai fazer com que você se torne um biscoito lindo, radiante, resplandecente.
Qual é o seu molde?
Comments